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  • Foto do escritorPaulo Tácio

Produtividade X Tecnologia

Durante nossa vida inteira, principalmente nos aspecto profissional, nos encontramos definindo metas, tarefas, projetos, reuniões, e-mails e conversas por telefone e chat, além de tudo isso, precisamos arrumar tempo para realizar ou gerenciar tudo que planejamos, projetamos e estimamos.

O título desta postagem é Produtividade versus Tecnologia, algo contraditório, porém, infelizmente real, para a maioria das pessoas, produtividade está em conflito com a tecnologia. Como isso é possível?

Vamos explicar isso nas próximas linhas.


Motivo 1: Existem diversas tecnologias para gestão de atividades

As tecnologias para gestão do tempo e atividades estão presente em todos os pacotes de aplicativos Office, vamos falar sobre o pacote Microsoft 365, o mais utilizado no mundo. Os usuários possuem aplicativos para:

Que incrível, um pacote Office com tudo que resolve nossas questões gerenciais.

Agora entenda o problema. O colaborador(a) está tão ocupado(a) fazendo suas tarefas, que não consegue incluir o uso adequado das ferramentas em sua rotina. Não entendem, como estes aplicativos poderiam simplificar se trabalho no médio e longo prazo.

Isso significa que, não adianta apenas disponibilizar ferramentas, é necessário criar um cultura colaborativa, documentada e integrada aos processos da empresa.


Motivo 2: Existem ferramentas, usuários aptos a usá-las, porém, qual metodologia de gestão utilizar?

Em se tratando de produtividade, gestão de projetos e suas tarefas, precisamos de método consistente e implantado em todos os setores e processos da empresa. Conheça algumas metodologias:

  • Scrum

  • Kanban

  • Lean

  • XP

  • Dynamic Sysatem Development Method

  • PMI

  • e outras

Após estudar, testar e implantar a tecnologia mais adequada, você terá uma equipe que possui tecnologia e método para gerir as etapas do processo implantado.


Motivo 3: Com a tecnologia disponível, método de gestão implantando, mesmo assim, não funciona, por quê?

O fato de ter a tecnologia e a metodologia implantada, não basta para que os colaboradores utilizem o pool de soluções, é necessário treinamentos, documentações, processos, líderes, multiplicadores de conhecimento, palestras e workshops. Os usuários precisam ter exemplos de uso, mapa com o caminho a ser percorrido para implantar e isso tudo, sem impactar a rotina deles, qualquer ajuste que gere dificuldade ou mais trabalho, sem retorno claro e objetivo, será colocado de lado.


Resultado: Investimento em tecnologias e desenho de processos e métodos, não funcionam sem experiência e direcionamento.


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